Português de Portugal (pt-PT)

Curiosidades

Sabia que
Paul da Praia da Vitória
O Paul da Praia da Vitória foi referido em 1956 numa das primeiras publicações em livro sobre a conservação da natureza em Portugal da seguinte forma: “E para lhes dar um exemplo nacional dos problemas da Proteção das Aves, posso apontar-lhes o caso da galinha-d’água da ilha Terceira, nos Açores. Esta Ave, que em todo o mundo só ali existe, está ameaçada de desaparecer porque só se reproduz e faz ninho no Paul da Praia, paul que está para ser transformado e urbanizado depois da sua secagem.”
Paul do Belo Jardim
Sabia que a Praia da Riviera foi em tempos palco do primeiro grande festival de verão após o 25 de abril de 1974. O Festival partiu de um grupo de amigos da Praia da Vitória (Carlos Costa, Carlos Parreira e Luís Dores) e o local escolhido foi a Praia da Riviera por ser um local muito conhecido e apreciado pelos terceirenses. O festival “Musical Açores” nome que deram ao evento ocorreu em 10 e 11 de julho de 1976 e 13 e 14 de agosto de 1977 e contou com dezenas de milhares de pessoas nas duas edições. Hoje os terceirenses recordam o festival como o “Festival da Riviera”. (Informação recolhida do website http://www.musicalacores.com/ - Projeto da Associação Cultural Burra de Milho).
Paul da Pedreira do Cabo da Praia
Teve origem no desaterro que atingiu o lençol de água, aquando da construção de uma pedreira na zona industrial do Cabo da Praia. A sua importância ornitológica é reconhecida internacionalmente.
Image 1
Image 2
Image 3
Content

Famílias de Avifauna

Fique a conhecer as espécies da avifauna observdas
Life CWR
Coastal Wetland Restoration
Restauro Ecológico e Conservação da Infraestrutura Verde Húmida Costeira da Praia da Vitória
Há cerca de 500 anos a baía da Praia da Vitória consistia, antes da intervenção humana, num extenso areal em forma de meia-lua com alguns Km de extensão ao qual estava associada uma rede de zonas húmidas costeiras de água salobra cuja dinâmica e estabilidade ecossistémica era garantida pela dinâmica dunar. A povoação do local implicou profundos distúrbios de origem antropogénica, nomeadamente a secagem e o aterro das referidas zonas húmidas.
Não sendo possível o retrocesso e a reposição da situação original, uma vez que existem construídas ao longo da baia importantes infraestruturas do ponto de vista do funcionamento da cidade, este projeto propõe-se a garantir a existência de uma rede de zonas húmidas que compõe entre si uma infraestrutura verde húmida, naquela orla costeira com características e funções ecossistémicas semelhantes às iniciais através da recuperação, restauro ecológico e reordenamento de três zonas húmidas chave: Paul da Praia da Vitória, Paul do Belo Jardim e Paul da Pedreira, constituindo-se uma rede integradora de zonas húmidas com diferentes características associadas a tipos de avifauna diferentes.